bem-vindos ao d"a"da"f"ex"

boa viagem

7/31/2007

descontos e novidades

xassbit comunica:

fantásticas, brutais, tremendas e piramidais (meu, como eu gosto desta palavra) revelações acontecem neste blogue. claro que, toda a comunidade reparou e sabe do que é que eu estou a falar, visto não ser um segredo muito bem escondido... trata-se do novo e fantásticamente azul cabeçalho do blogue. já para não falar, claro, do novo esquema de cores, no entanto, esta última mudança, de tão subtil que foi, é mais difícil de alguém reparar nela. resta-me apenas dizer que o fantásticamente azul cabeçalho do blogue foi desenhado, e de todas as maneiras criado, pelo fantasticamente humano colega pedro melgueira!!!

passado este capítulo, irei falar de promoções. borlas, descontos, saldos, rebajas, freebies, ou por quaquer outra palavra que as conheçam, são baixas de preços de um determidado producto (não, não vou dizer em que producto é que estou a pensar - como se isso importasse) de maneira a atrair os compradores à sua compra. o que, no fundo, é isso que os compradores fazem.compras como se não houvesse amanhã. como já tinha dito no relatório anterior, eu fui comprar o sétimo livro da saga do... pois, já devem ter adivinhado... capitão cuecas. mas como era colorido demais, acabei por ir comprar o sétimo e último livro da saga do harry potter. posso não me ter exprimido por estas palavras, mas tenho quase a certeza que referenciei o capitão cuecas... em todo o caso, eu fui comprar o livro "harry potter and the deadly holows" - digo em inglês, uma vez que nem o título ainda foi traduzido oficialmente. depois de ter procurado nas livrarias de dois centros comerciais, o el corte coiso e o momencoiso - mais uma vez, vou ocultar os nomes - e de garantirem que, se restassem exemplares, só se fosse na livraria da fnacoiso do chiado, acabei por o comprar na livraria do terceiro centro comercial a que fui, sedento de leitura. já agora, o centro comercial é o atrium salcoiso. então, quando chegei à base, ao virar o livro, reparei que na etiqueta que estava na contracapa daquela folha que protege a capa original estava uma etiqueta com um preço que se dizia mais barato. e então lembrei-me de escrever este texto.
a verdade é que todas as livrarias (claro que não são todas, mas vamos pensar que sim) têm um preço especial, mais barato para os livros... algumas até escrevem o preço que o livro custa, rasurado, e apresenta o preço com desconto em letras maiores ou não. e normalmente dão a esse preço o nome da livraria: "preço fnacoiso", "preço almecosia". ou então é simplesmente, o "preço verde", ou "preço azul". mesmo que o livraria seja "no nosso establecimento comercial de venda de livros só encontrará os melhores livros para delícia dos seus olhos", o preço do livro irá ter que se chamar "preço no nosso establecimento comercial de venda de livros só encontrará os melhores livros para delícia dos seus olhos". o que é falta de imaginação. antes o verde. ora o que é que acontece, os livros como o harry potter acabam por ter desconto em todas as livrarias. e dado que o desconto acaba por ser, invariavelmente, de 10 ou 20 por cento, ficamos todos contentes porque podemos comprar o livro onde queremos, com o mesmo preço com desconto. então esquecemo-nos de uma coisa: se todos os livros têm desconto, então o desconto não existe!!! reparem, se tiverem todos os livros a um preço, baixarem o preço a todos, então, não há desconto para ninguém. e isto não acontece só com livros, acontece com mesmo muitas situações...

enfim, não há nada a fazer, basta não olhar para trás e seguir caminho com a nossa mochila às costas e o nosso livro com desconto debaixo do braço.
viavam e aprendam,
xassbit