bem-vindos ao d"a"da"f"ex"

boa viagem

12/26/2007

vivishu a meri crismas/ anda répi no ir

xassbit comunica:

é natal, e como tal não poderia deixar passar por mim a quadra, qual camião tir conduzido por um condutor bêbado e de barriga cheia. a verdade é que esta época, tão importante para os humanos e restantes seres que comemorem aniversários e que tenham nascido a 25 de dezembro nos seus respectivos planetas, deixa ano após ano, uma marca na minha personalidade. falo das mensagens a desejarem bom natal que chegam, incessantemente, às caixas de e-mail, de sms e através de outros meios. mensagens essas que, pela boa educação e com medo de ficar com a consciência demasiado pesada que não permita que a noite de natal seja passada como deveria ser, deverão ser passadas para todos os contactos presentes nas listas de contactos presentes nos aparelhos em que as recebemos. e muitos são esses os aparelhos que sofrem desse mal (perdoem-me qualquer redundância, já é tarde). não há antivirus para computador ou pda, ou firewall para telemóvel que tenha uma opção de scan de mensagens natalícias e de ano novo. claro que as mensagens que nós enviamos para a nossa lista de contactos foi recebida na nossa caixa de correio nas mesmas condições, tendo passado várias vezes por várias pessoas.

a minha ira em relação a estas mensagens justifica-se. pelo menos as mensagens que eu recebo têm tanto de irritante como de impessoal. não há nada mais irritante que receber algo que já passou pelos olhos de mais de... muita gente! as mensagens natalícias são as prostitutas encobertas do natal. um postal, uma carta, até mesmo um email personalizado e que se note que foi enviado só para nós, ainda vá que não vá. mas agora, uma mensagem de hi5 enviada não se sabe bem por quem e que já passou pelas mãos de 300 mil pessoas que nem sequer falam a mesma língua que nós... é verdade! eu descobri que esta rede social que vos falo tem um sistema interno de mensagens, parecido a um mail. o que acontece é que, quando eu descobri isto, já tinha 638 destas mensagens por ler. claro que eu só me dei ao trabalho de ler os assuntos da primeira página de mensagens, que por acaso, essas vinte eram todas de natal, descobrindo assim que muitos são os espanhóis que me mandam mensagens em inglês. ou mesmo portugueses. o que demonstra a natureza impessoal da mensagem.

uma mensagem destas só faz sentido se tiver piada. e assim deixa de ter o significado de uma banal mensagem de natal, e passa a adquirir uma dimensão totalmente diferente. passa a ser uma daquelas anedotas que nos enviam e que acabam por quebrar o ritmo dos mails chatos que recebemos. e isso, continuando a ser impessoal, passa a ter mais significado. porque pensamos no que aquela pessoa nos queria dizer com aquela piada. pensamos "aquele maluco...". porque, muitas vezes, são as pessoas mais sérias que nos mandam essas mesmas piadas.

e agora, a mensagem de natal de xassbit:

bom natal e próspero ano novo